Iansã - Oyá

Iansã é Orixá de movimento, transformação e coragem. Dona dos ventos que anunciam mudança e das tempestades que varrem o que já não serve, ela reina onde há força, intensidade e paixão. Guerreira imbatível, caminha nos campos da justiça, mas sua essência é liberdade: Iansã não se prende, ela voa.

Seu campo de atuação espiritual envolve o domínio dos eguns (espíritos desencarnados), sendo uma das poucas que transita entre os mundos com naturalidade. É ela quem conduz e controla as energias dos mortos, com firmeza e reverência. Também é Orixá do magnetismo e do poder feminino em sua forma mais bruta e sagrada.

Iansã ensina a ter coragem para mudar, a não temer a transformação e a abraçar a vida com intensidade. Sua presença é como o vento forte que limpa a alma, como o trovão que desperta a consciência. Quem é de Iansã sabe: nada permanece parado onde ela toca.

Saudação

A saudação que usamos para Iansã/Oyá é a Epahey Iansã / Epahey Bela Oyá!

O significado desta saudação segundo as interpretações do culto tradicional iorubá é uma expressão que combina "Epá", que significa "Salve", e "Hey", que indica surpresa. Logo, Salve Iansã, com admiração, com surpresa.

Cores e Sincretismo

As cores que costumeiramente são associadas a Iansã/Oyá são: Terracota, Vermelho, Amarelo, representam sua força, vitalidade e ligação com o fogo, os ventos, a ligação com os eguns (espíritos desencarnados) e com os elementos ancestrais também é comum encontrar o Coral associado a Oyá... O sincretismo de Iansã/Oyá é extremamente forte com Santa Bárbara , porém não apenas com esta santa, no sul por exemplo é feito com Santa Catarina, o dia de comemoração de Iansã mais associado é 4 de dezembro devido ao sincretismo.

Dia da Semana

O dia da semana associado ao culto da Orixá dos ventos é a quarta-feira!
O seu elemento é o Ar e o Fogo e atua no sentido divino da lei e da ordem.
Cristais associados a Iansã são: Turmalina Negra, Laterita/Yangui, Pedra da Estrela e outros.


Ervas

Algumas das Ervas associadas a Iansã são: Espada de Santa Bárbara, Para-Raio, Oxibatá, Bambu, Akokô, Romã, Pinhão Roxo, Branda Fogo e outras.


Curiosidade

Os animais associados a Oyá são: Búfalo e a Borboleta.


Qualidades e Falangeiros de Iansã

Dentro do culto do Candomblé se é cultuado as Qualidades/Caminhos dos Orixás em quanto na Umbanda costumeiramente se cultua os falangeiros destes, vamos conferir agora quais são:

Explicando!

Guardada as devidas diferenças e ressalvas, tanto nas qualidades como os falangeiros, são entrecruzamentos energéticos, aonde a energia do Orixá Ogum se encontra com a energia de outro Orixá.

Qualidades:

Oyà Petu, Oyà Onira, Oyà Bagan, Oyá Senó, Oyà Topè, Oyà Ijibé, Oyà Kará, Oyà Leié, Oyà Biniká, Oyá Olokere.

Além das Oyás de culto Igbalé:
Oyà Egunita, Oyà Funan, Oyà Padá, Oyá Tanan.

Falangeiras:

As falangeiras de Iansã dentro da Umbanda, se manifestam através de incorporações gestuais e brados, não há falas, não são entidades de consulta, em algumas casas aonde há uma maior influência africanista, seguem os nomes das qualidades do Candomblé, em outras apenas são chamadas de Iansã.

Símbolos

As armas de Oyá/Iansã são o Eruexim e a Espada de Cobre.

Como atuam os falangeiros de Oyá?

Dentro da Umbanda, como falamos as falangeiras de Iansã são donas de uma energia vibrante, atuam sem que sejam entidades de consulta, atuando como uma protetora, trazendo coragem e energia para superar obstáculos, além de ajudar na resolução de conflitos e na renovação em momentos difíceis, limpeza, importante na comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual, auxiliando na conexão com os ancestrais, além disto Oyá também é regente da linha dos Boiadeiros.

Quer aprender mais sobre Iansã?

Compre agora mesmo nosso material especial, um Ebook completo sobre este incrível Orixá que tanto nos ajuda, abre nossos caminhos, nos dá força e coragem para vencermos nossas batalhas! Lembrando que a venda é por um valor simbólico para que possamos manter nossos projetos ativos e funcionando! Axé!

Para ir até nossa Loja Online e comprar o Ebook é só clicar no botão abaixo!