Iemanjá
Iemanjá é a Orixá das águas do mar sagrado, a grande. É vista como a rainha das ondas, da maternidade e do acolhimento. Representa o cuidado, a proteção e a força de todas as mães, sendo invocada por aqueles que buscam amparo, equilíbrio emocional e bênçãos para a família.
Iemanjá é símbolo de amor incondicional, acolhimento e renovação, conduzindo seus filhos sempre em direção à vida, à esperança e ao renascimento espiritual.


Saudação
A saudação que usamos para Iemanjá é a Odoyá ou Odociaba!
A saudação a Iemanjá mais comum é "Odoyá!", que significa "Mãe das Águas" em iorubá, ou "Odociaba, Mãe Iemanjá!", que invoca a força poderosa da rainha do mar. Estas são formas de reverenciar a orixá das águas salgadas nas religiões afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé.
Cores e Sincretismo
As cores que costumeiramente são associadas a Iemanjá são: Azul claro, Branco, Verde claro. O sincretismo de Iemanjá é extremamente forte com Nossa Senhora dos Navegantes, apesar de haver também sincretismo outras aparições de Nossa Senhora.
O dia mais associado a Iemanjá no ano para comemora-lo é dia 2 de Fevereiro, porém também é muito celebrado no dia 15 de Agosto.


Dia da Semana
O dia da semana associado ao culto do Orixá guerreiro é a Sábado!
O seu elemento é o Água e atua no sentido divino da geração.
Cristais associados a Iemanjá são: Água-Marinha, Sodalita, Amazonita, Pedra da Lua e Apatita, além de Turmalina Azul e outros.


Ervas
Algumas das Ervas associadas a Iemanjá são: Alfazema, Rosa Branca, Camomila, alecrim, Manjericão, Anis Estrelado, Jasmim, Hibisco, Folha de Laranjeira e outras.
Curiosidade
O animal associado a Iemanjá é o peixe.
Qualidades e Falangeiros de Iemanjá
Dentro do culto do Candomblé se é cultuado as Qualidades/Caminhos dos Orixás em quanto na Umbanda costumeiramente se cultua os falangeiros destes, vamos conferir agora quais são:
Explicando!
Guardada as devidas diferenças e ressalvas, tanto nas qualidades como os falangeiros, são entrecruzamentos energéticos, aonde a energia da Orixá Iemanjá se encontra com a energia de outro Orixá.
Qualidades:
Yemanjá Sobá, Yemanjá Akurá, Yemanjá Iyá Odo, Yemanjá Iya Awoyò, Yemanjá Malèlèo, Yemanjá Iyá Ógunté, Yemanjá Sessu, Yemanjá Olossá, Yemanjá Iya Massê.
Falangeiros:
As falangeiras de Iemanjá dentro da Umbanda, se manifestam através de incorporações gestuais e brados, não há falas, não são entidades de consulta, em algumas casas aonde há uma maior influência africanista, seguem os nomes das qualidades do Candomblé, em outras apenas são chamadas de Iemanjá.
Símbolo
As Armas de Iemanjá são o Abebé prateado, Alfange, Agadá (espada), Obé (espada), peixe, couraça de guerra, Adê (coroa com franjas de miçangas), Idés (braceletes ou pulseiras de argola), pedras do mar e conchas.
Como atuam os falangeiros de Iemanjá?
As falanges de Iemanjá atuam no plano espiritual como um exército de entidades subordinadas à sua força, que se manifestam através de diferentes arquétipos, como Marinheiros, Caboclas do Mar , Crianças e Pretos-Velhos, para harmonizar os trabalhos de Umbanda, equilibrar médiuns, afastar cargas espirituais e auxiliar nas questões relacionadas às águas e ao lar. Elas trabalham nas energias das águas para a cura, a fertilidade, a resolução de conflitos familiares e a ligação entre o mundo espiritual e o físico, sempre sob as ordens de Iemanjá.
Quer aprender mais sobre Iemanjá?
Baixe agora mesmo nosso material especial, um Ebook completo sobre este incrível Orixá que tanto nos ajuda, abre nossos caminhos, nos dá força e coragem para vencermos nossas batalhas! Lembrando que a venda é por um valor simbólico para que possamos manter nossos projetos ativos e funcionando! Axé!
Para ir até nosso setor de estudos e comprar o Ebook é só clicar no botão abaixo!